Você pode morar em uma casa ou apartamento, não importa: quando o assunto é a decoração da varanda, nós sempre queremos que tudo fique impecável! Varanda gourmet, rústica e moderna são só algumas das muitas possibilidades que você pode adotar na hora de decorar esse canto tão especial da casa, onde você recebe amigos ou passa algum tempo descansando. E essa não precisa ser uma missão impossível! Uma dose de bom gosto com uma pitada de criatividade é o que você precisa para dar o primeiro passo. Mas espera aí, você não pode começar a decoração da varanda antes de ver estas 5 dicas ótimas sobre o assunto. Então, sem perder tempo, vamos a elas!

5 truques para decorar a sua varanda

1. Otimize o espaço

Não adianta investir em vários itens para a decoração se a sua varanda dispõe de um espaço limitado, mas ainda assim é possível fazer com que esse ambiente fique lindo! Para isso, você precisa trabalhar com o espaço que tem disponível. Antes de sair às compras, analise o que cabe no local e evite “queimar cartucho” com peças desnecessárias.

Você também pode gostar de ler:
7 dicas essenciais para organizar a sua casa
7 dicas importantes para decorar o quarto

2. Invista em arranjos de flores

Flores artificiais são um ótimo investimento para decorar a varanda.

Esta é uma ótima ideia para dar um ar mais alegre a esse local tão especial. Nós sabemos que, talvez, você não tenha tempo suficiente para dar todos os cuidados necessários que plantas, em geral, precisam. Por isso, sugerimos que você aposte nas flores artificiais. Dessa forma, você pode ficar despreocupado em relação à incidência solar e às alterações do clima. Elas vão ficar um charme na sua varanda e você vai ter pouquíssimos gastos!

3. Tapetes 

Além de protegerem os seus pés na hora de pisar em um chão gelado, os tapetes podem servir como itens de segurança quando o assunto é varanda. O chão pode ficar úmido e a facilidade de você escorregar, aumenta. Dê preferência aos tapetes fabricados com materiais que não absorvem a umidade ou antiderrapantes. Ah, e nem precisamos falar que eles vão ficar lindos na composição geral da decoração da sua varanda. Escolha a cor e o modelo ideal, depois é só curtir o seu cantinho.

4. Aproveite o conforto das almofadas

Além de serem um charme, as almofadas também podem oferecer conforto.

A variedade de almofadas no mercado é enorme, portanto, na hora de decorar, faça bom proveito desse elemento. Mesmo que você não tenha espaço suficiente para uma poltrona, use as almofadas para trazer conforto durante o tempo que você pretende passar na varanda. 

5. Não esqueça da mesa

Você vai sentir a necessidade de ter uma mesa para tomar um cafezinho ou fazer alguma refeição na sua varanda, por isso, ela é um item quase que obrigatório na hora de pensar o layout do local. Se o seu espaço é pequeno, aposte em mesas dobráveis, assim, você pode desmontá-la com facilidade quando quiser.

Gostou da nossa matéria sobre decoração da varanda? Confira também como escolher a decoração ideal para a casa nova.